A anatomia de um milagre (João 2:1-12)
Temos falado em milagres. Este fenômeno, exclusivo de Deus, é uma das formas mais legítimas de entender os muitos modos como ele opera. Segundo o versículo 11, podemos ver que este foi o primeiro milagre realizado por Jesus. A Bíblia faz questão de dar essa informação. E, se o faz, não o faz por acaso. Nada está na Bíblia por acaso.
O primeiro milagre de Jesus revela a essência de praticamente todos os milagres que viriam a ser realizados futuramente, bem como sua posição em relação a eles. Vejamos.
- O primeiro milagre foi realizado em uma festa. Um casamento (João 1:1). E isso trás algumas mensagens importantes.
- a) O milagre só acontecerá se Jesus estiver presente. E ele só estará se for convidado (1:2). Jesus não entra em lugar algum se não for convidado. De sua presença depende o sucesso do evento.
- b) O mesmo versículo mostra que não só ele, mas seus discípulos também foram convidados. É interessante ver as pessoas tratando Jesus com respeito e desprezando seus filhos. Ora, se os filhos não podem entrar, o Pai também não entra, basta ver Mateus 10:11-15 e 40...
- c) Jesus ia a festas. Deus criou o homem, sabendo que ele, física e moralmente, precisava se momentos de lazer. Ao contrário de que se prega em muitos lugares, festejar não é pecado. A questão está em no que se festeja e pra quem se festeja. O casamento, por exemplo, onde ele estava, é uma instituição divina, quase uma ordenança (Gênesis 2:14 e Marcos 10:7-9). Toda festa judaica, incluindo o casamento, é uma celebração a Deus. E, como tal, deve ser celebrada com júbilo e ação de graças. Isso vale para as três festas anuais, apresentação de crianças no templo e cultos em ação de graças, onde devem ser incluídos os aniversários em geral.
- Alguém precisa manifestar a necessidade de algo (1:3). Observe todos os demais milagres pessoais e individuais realizados por ele no decorrer do livro de João para perceber que antes que acontecesse, alguém manifestou a necessidade deles (4:46-47; 5:6-7; 6:5-7; etc.).
- Milagres combinam com obediência. Maria, que sabia de quem se tratava, e que nada poderia fazer, tratou de expor a realidade. Querem o milagre? Obedeçam a ele. A frase é direta: “Fazei tudo o que ele vos disser”. É a mensagem que está presente em todos os milagres de Cristo. A obediência. Ou obedece a festa acaba. Isso também trás outra mensagem mais profunda. A festa pode até começar. Os convidados podem chegar. O início pode parecer promissor. Mas se Jesus não estiver presente e não for obedecido, as coisas tendem a fracassar. Exatamente como vemos acontecer com freqüência todo dia. Projetos iniciados sem Jesus. No começo parecem ir de vento em polpa. Até que uma hora algo inesperado acontece. O vinho acaba de repente. Jesus está na festa?
- A discrição. Jesus nunca gostou de chamar a atenção pra si. Observe a passagem em João 5:10-13. O propósito de todo e qualquer milagre é a glória de Deus. No caso em questão, observamos que ninguém foi agradecer a ele pelo vinho e nem ele se apresentou para receber os agradecimentos. O que concluímos com isso? Que o milagre em si foi uma lição para a igreja e para os apóstolos. Só esses dois grupos de pessoas tiveram conhecimento do que aconteceu e conseguem tirar as conclusões necessárias acerca do caso.
Neto Curvina – Ministro do Evangelho