João 3:3-5 19/08/2012 – CSF/SM
Nascer de novo: por quê?
- 1º. Porque fui morto pelo pecado.
Efésios 2:1 diz que quando Cristo nos resgatou estávamos ‘mortos em nossos delitos e pecados’.
A verdadeira morte é estar separado de Deus. E o que me separa de Deus? A prática do pecado, das coisas que não o agradam (Isaías 59:2). O mundo tenta a todo custo passar a mensagem de que suas coisas passageiras são boas e agradáveis, e que na verdade são elas quem dão mais graça à vida. Suas festas, suas celebrações, seu carnaval, suas práticas vazias. No entanto, se pararmos para pensar com sinceridade, de forma bem racional, os prazeres de mundo não são assim tão inteligentes.
- a) São passageiros. Enquanto a glória de Deus é eterna.
- b) Cobram caro. Enquanto o perdão de Deus é gratuito.
- c) Nunca trazem resultado concreto. Enquanto a Palavra de Deus trás vitória.
- d) Quase sempre nos envergonham. Enquanto servir a Deus nos exalta.
- e) Muitas vezes deixam marcas desagradáveis. Enquanto a presença de Deus nos faz melhor a cada dia.
Qualquer um que vive de acordo com os conceitos ditados pelo mundo, vive separado de Deus. E, portanto, está morto. Não há vida sem Deus. Jesus disse “Eu sou o caminho, a verdade e a vida...”. E, como Deus é um Deus de vivos, para eu ter contato com ele, me aproximar dele, eu preciso nascer de novo, preciso de uma nova vida, uma nova chance para recomeçar, ainda que o mundo me diga que não acredita que eu possa recomeçar que eu possa refazer a minha história, Cristo me quer e não me rejeitará. Ele diz em João 6:37 que ‘O que vier a mim de maneira alguma o lançarei fora’.
- 2º. Porque vasos quebrados precisam ser refeitos e não remendados.
Não adianta querer tapar o sol com a peneira e tentar ter uma vida dupla, entre a luz e as trevas. Ir à igreja e depois à balada. Estar no culto com o pensamento no encontro que terá mais tarde. Terminar de ler a Bíblia e locar um filme pornográfico. Gostar de hinos evangélicos enquanto o toque do celular é uma música da moda de algum artista adúltero ou ligado às trevas. Fazer culto em ação de graças por benção recebida e no dia do aniversário fazer uma festa regada a álcool e drogas de todos os tipos. Certamente que esse remendo não vai enganar a Deus. E como existem milhares de pessoas insistindo em levar essa vida dupla, pensando estar fazendo algo inteligente quando, na verdade, só estão perdendo seu tempo. Nem o tempo de Deus elas ocupam. Isso acontece porque elas querem se mudar a sim mesmas, do seu jeito, da forma que lhe agrada.
E Deus não trabalha assim. Ele como oleiro é quem decide o que vai fazer do vaso. Em Mateus 9:16 ele diz algo no sentido de que ‘ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho, pois o remendo novo rompe o vestido velho, e o rasgo fica maior’.
Tentar servir a ele sem nascer de novo é impossível. O estrago pode ser pior. Ou eu abro mão do mundo ou abro mão de Deus. I João 2:15 diz “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. Tiago 4:7 fala “Qualquer um que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus”. Por isso eu preciso nascer de novo, para poder reconstruir minha vida afastado de todas as marcas que o mundo deixou. E isso só é possível através de Jesus Cristo, o caminho, a verdade a vida.
- 3º. Porque Deus quer me preparar para me abençoar.
Mateus 25:31-34 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. Todas as nações se reunirão diante dele, e ele apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. Ele porá as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos do meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.”.
Deus preparou um futuro para todos nós. Não algo passageiro e vazio como as coisas que o mundo oferece. Não algo que pode ser feito por mãos humanas. O futuro que Deus preparou para nós em sua presença é o maior tesouro que temos. E ele sabe que da forma que nos encontramos no mundo, jamais seriamos capazes de receber aquilo que ele tem guardado para nós. Estamos mortos no mundo. O mundo jaz no maligno. Nosso corpo se tornou morada de pecados e corrupção. Mentiras, ilusões, prostituição, feitiçaria. Como seria possível a criaturas tão desprezíveis como nós, vivendo tendo prazer no pecado, estar em condições de receber algo que vem sendo preparado pelo próprio Deus desde a fundação do mundo?
Sim, só nascendo de novo. Em qualquer situação importante de nossa vida precisamos nos preparar para o momento. Quer seja um concurso, uma prova, uma entrevista, se vamos apresentar um trabalho na escola, se vamos defender nossos direitos na justiça, assumir uma vaga de emprego, qualquer situação importante nessa vida exige de nós preparo, e para entrar no Reino de Deus não poderia ser diferente. A diferença é que nesse caso, não somos nós os responsáveis pela preparação, Deus é quem vai operar em nós a mudança que ele quer, a ponto de nos tornar verdadeiramente novas criaturas, daí ele completar a frase a Nicodemos, e dizer que, para nascer de novo, do modo correto, tem que ser da água e do Espírito. A água representa a sua Palavra. E o Espírito é aquele que nos convence, que nos empurra, nos leva a Jesus Cristo e nos mostra a verdadeira felicidade.
Neto Curvina
Ministro do Evangelho