Criar uma Loja Virtual Grátis
Um exemplo de transformação

Um exemplo de transformação (João 4:1-42) 

A mulher samaritana não era o que poderíamos chamar de um bom exemplo. Ela já havia tido cinco maridos. O que isso quer dizer? Que ela não era capaz de manter seus relacionamentos. E isso pode ter sido ocasionado por vários fatores, como, por exemplo: 

  1. a) Ela escolhia errado suas companhias, ou...

 

  1. b) Ela não se comportava direito. 

Em todos os casos vemos situações que poderiam ter sido evitadas. Você usar esse exemplo de vida para fazer algumas reflexões. 

O que você acharia se tivesse uma irmã ou uma grande amiga que já havia casado cinco vezes, todos os seus relacionamentos haviam dado errado e agora ela estava tendo um caso com um homem casado? 

Ou, o que será que sua mãe ou responsável diria se soubesse que você estava tendo esse tipo de amizade? Será que ela aprovaria? Você sabe que não. E por que não? 

Finalmente, se um dia você tiver uma filha, vai querer que ela tenha essa vida? Que depois de cinco casamentos fracassados ela resolva ter um relacionamento com um homem que já tenha uma família? Você crê que alguém assim consegue ser feliz? 

Duvido que alguém deseje essa vida. Então como fazer para evitar? 

A história da samaritana mostra o que mudou seu destino: um encontro com Jesus. 

Jesus não deseja a infelicidade de ninguém, muito pelo contrário, o que ele quer é que sejamos vencedores. E para isso nos dá todas as orientações necessárias em sua Palavra. Aquela mulher era religiosa mas não andava nos caminhos do Senhor. Como muitos hoje em dia, ia à igreja, assistia aos cultos, mas sua vida era uma derrota completa. Se ele obedecesse a Deus, não estaria naquela situação. Vamos ver? 

A escolha errada. A Bíblia diz que não há comunhão entre a luz e as trevas (II Coríntios 6:14).

Todas as vezes que uma ovelha se envolve com alguém que não anda nos caminhos do Senhor, acaba tendo prejuízo. As chances de ser infeliz são enormes e o resultado final é desastroso. Se desde o primeiro casamento a mulher samaritana tivesse escolhido certo, esperado o momento certo, não teria chegado aquele ponto. 

O testemunho. Nós colhemos o que plantamos. Se plantamos bênçãos, colhemos bênçãos. É bem provável que a samaritana não fosse uma boa esposa também. O fato de ela estar tendo um caso com um homem casado mostra que ela, apesar de se dizer religiosa, não se importava muito em pecar. Isso é perigoso. Muitas tragédias já aconteceram por conta das pessoas ignorarem os riscos que correm ao pecar. Maridos ciumentos já tiraram a vida de esposas, e mulheres traídas já cometeram verdadeiras loucuras por causa de seus maridos. 

Por sorte, antes que algo assim acontecesse, Jesus cruzou seu caminho. E mudou sua vida. A partir daquele dia ela passou a segui-lo. E toda uma vida de derrota foi deixada para trás. 

  • Para reflexão do grupo: 

Como você acha que seria o futuro daquela mulher se Jesus não a tivesse encontrado? 

Por que você acha que mesmo sabendo os riscos que se corre por não dar ouvidos às palavras do Senhor, muitos preferem arriscar e acabar tendo uma vida de tristeza e vergonha?

 

Neto Curvina